Qual a melhor distro para jogar na Steam?

Esta é uma pergunta frequente, não apenas para novatos, mas até usuários já antigos no Linux, que talvez depois da Steam para Linux, tenham resolvido usar sua distro para jogos.

Participe do Quiz via facebook, para saber qual distro combina com você!

https://quiz.fbapp.io/qual-distribuicao-linux-combina-com-voce

A Valve declara oficialmente que recomenda o Ubuntu para uso do cliente Steam, mesmo usando o Debian para base do seu SteamOS. Meio que “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, mas tudo bem já que o Ubuntu é base Debian assim como o SteamOS, então fica “tudo junto e misturado”. No site é fornecido um .deb que sabemos que é compatível com Ubuntu e Debian.

A Feral Interactive segue a recomendação da Valve, porta a maioria dos jogos testando no Ubuntu/SteamOS. Até aí podemos concluir que a Valve (dona da Steam) recomenda e supostamente dá suporte para Ubuntu, assim como os desenvolvedores dos jogos. Porém isto não quer dizer que você não pode jogar na Steam usando outra distribuição Linux, pois isso não fere nenhum contrato, ou licença, ou pode causar BAN na sua conta steam.

A única coisa que realmente quer dizer “não dar suporte oficial a outras distros” é que está por sua conta em risco, em usar outras distribuições Linux. Teoricamente pode resultar em possíveis problemas em outras distros, que não ocorre no Ubuntu, e isso já aconteceu na prática, como no caso do jogo Rocket League. Apesar do problema ser resolvido facilmente, a solução não é oficial dos desenvolvedores do jogo. Este vídeo explica o caso, que ocorre em todas distribuições baseadas em rpm (é o unico caso que conheço até agora).

Isso também não quer dizer que no Ubuntu ou Debian não ocorrerá problemas, acontece (e muito) falta de libs32bits, erro de compatibilidade com driver de vídeo, libs faltando…é problema que não acaba mais, isso tanto na distro oficial para steam quando em outras.

Eu em contato recente a Feral Interactive, tentei relatar um problema que eu mesmo causei (sem querer) no Fedora, e na qual eu também já descobri resolução, que é relacionado a um arquivo de configuração do jogo, que fica na home(a solução foi deletar a pasta de configurações do jogo). Contatei o suporte da feral via email, e me pediram relatório do sistema que é gerado pela steam. Então na resposta me falaram o seguinte:

“…mesmo o sistema não sendo suportado, nos envie um log do jogo, para que possamos ajudar na resolução do problema…”

Ou seja, por mais que não dão suporte ao Fedora oficialmente, eles não negaram suporte a um cliente que possui o jogo. O mesmo acontece com quem usa Steam e relata problemas nos fóruns/comunidades ou pelo próprio suporte da Steam, sempre tem alguém ajudando.

Concluindo o melhor sistema depende do seu perfil de usuário, se você é novato, vá no recomendavel que é Ubuntu e SteamOS. Se você já é um usuário de outra distro, não precisa migrar para o Ubuntu se não quiser, existe empacotamento da Steam para todas distribuições. Eu pessoalmente uso como principal o Fedora, na qual é fornecido (também para CentOS/RHEL) muitos .rpm por comunidades do rpmfusion e Negativo17(tutorial nvidia+steam no Fedora). Para quem usa OpenSUSE(veja como instalar o driver nvidia no OpenSUSE Leap), tem o portal opensuse software onde é fornecido no sistema “click install” muitos pacotes incluindo a Steam. No ArchLinux existe o AUR, que além da Steam, você encontra muitos outros programas proprietários, isto se não usar um derivado como o Manjaro ou Antergos, que trazem por padrão a Steam instalada.

Compartilhe e comente qual sua prefêrencia!

Renato Araujo

www.youtube.com/fastoslinux